Energia do Acre é a mais cara do país, aponta Aneel Tarifa cobrada no Acre é quase o dobro da aplicada no Amapá. O reajuste foi estabelecido pelo gov
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta quinta-feira (7), a lista atualizada das tarifas residenciais de energia com o desconto estabelecido pelo governo federal em 24 de janeiro.
De acordo com os dados, a Eletrobras Distribuição Acre possui a tarifa mais cara do país: R$ 0,370 kWh (reais por quilowatt-hora), quase o dobro da mais barata, R$ 0,197 kWh, aplicada pela Companhia de Eletricidade do Amapá.
O Piauí aparece em 4º lugar no ranking.
A equipe do G1 Acre procurou a Eletrobras Distribuição Acre para saber o motivo da tarifa praticada no estado ser a maior do país. O diretor da instituição, Celso Matheus, informou que os valores tarifários demandados no estado são definidos pela própria Aneel.
"Aqui no Acre, os recursos para manter a concessão dos serviços no estado são mais caros. Então, acontece da seguinte forma: nós enviamos para a Aneel nossas necessidades como faturamento, manutenção, leitura, inclusive na área rural, que as dificuldades são ainda maiores e a própria Aneel nos manda os valores a serem cobrados", informou.
Descontos e novas tarifas
As reduções definidas pelo governo federal variam de 18% a 25%, dependendo da concessionária. Os valores divulgados não contemplam tributos e outros elementos que são incluídos na conta de luz, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a Taxa de Iluminação Pública.
A agência realiza o processo de reajuste tarifário anual ou de revisão tarifária periódica, de acordo com o previsto no contrato da concessão. O desconto ocorreu devido à renovação antecipada das concessões de energia, que venceriam entre 2015 e 2017, concedidas por mais 30 anos em troca da redução no preço da tarifa e da eliminação de encargos federais sobre a conta de luz.
Segundo a Aneel, a tarifa deve garantir o fornecimento de energia com qualidade, assegurando aos prestadores dos serviços receitas suficientes para cobrir custos operacionais eficientes e remunerar investimentos necessários para expandir a capacidade e garantir o atendimento.
Fonte:http://www.gp1.com.br/noticias/tarifa-de-energia-cobrada-no-estado-do-piaui-esta-em-as-cinco-mais-caras-do-brasil-288288.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!