A obra está orçada em R$ 25 milhões e enfrenta problemas para seguir desde 1997 e está na marginal leste do rio.
O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou pela décima vez a paralisação da obra de contenção de enchentes no Piauí, devido a superfaturamento e outras irregularidades. Segundo a prefeitura de Teresina, a obra pertence ao Governo do Estado e desde 2002 o TCU recomenda sua suspensão. A obra está localizada na marginal leste do Rio Poty.
Segundo relatório do Tribunal, 26 obras do governo Federal deverão ser paralisadas no país. No Piauí, a obra com indícios de irregularidades é no valor de R$ 25 milhões e pertence à construtora OAS. Ela foi batizada de “Marginal Leste”, pois margeia o rio em Teresina.
A área é critica e historicamente sofre com as cheias no período das chuvas. Desde 1997, a obra tem dificuldade de ser viabilizada.
Segundo o processo, as principais irregularidades detectadas foram sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projeto executivo e problemas ambientais.
Congresso
O TCU (Tribunal de Contas da União) envia nesta terça-feira (8) ao Congresso uma lista de 26 obras com irregularidades graves que deveriam ser paralisadas. A decisão sobre quais efetivamente deixarão de receber verbas do orçamento de 2012 caberá ao Congresso.
A quantidade de obras com recomendação de interrupção caiu em relação a ano passado, quando foi de 32, e é a menor da série histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!