Presidente da APPM, Francisco Macêdo, criticou a demora no atendimento emergencial aos afetados no interior.O presidente da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais, Francisco Macêdo, afirmou que a situação da seca no Piauí hoje é "muito preocupante" e já houve um caso de trabalhador rural que se suicidou no interior por conta das perdas agrícolas. "Tivemos uma situação inusitada e que nos chocou. Foi um trabalhador rural do sul do Piauí ter se suicidado devido a seca", afirmou Francisco Macêdo.
Evelin Santos/Cidadeverde.com
Francisco Macêdo, presidente da APPM
Cerca de 195 municípios piauienses estão em situação de emergência, com perdas agrícolas que chegam a 100%.
"Estamos muito preocupados. Já tivemos informações da prorrogação da seca até 2013 e os reservatórios já estão secos", disse o presidente durante entrevista coletiva nesta quarta (14).
Ele ressaltou que as ações do governo federal estão lentas e a única ação efetiva é o abastecimento por carros-pipa, que são em número insuficiente.
Ainda segundo ele, o seguro Garantia Safra e o Bolsa Estiagem estão sendo pagos. Mas considera uma "ação secundária", já que a maior preocupação é a falta de água para consumo humano.
As reivindicações dos municípios são equipamentos para os poços tubulares, aumento no número de carros-pipa e finalização das perfurações de poços que estão em andamento.
FONTE:http://www.cidadeverde.com/pi-registra-1-morte-humana-na-maior-seca-das-ultimas-decadas-118051
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!