quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dom Pedro I era o Mão Santa do Brasil pós-colonial diz Historiador.

Historiador diz que Dom Pedro I era o Mão Santa do Brasil pós-colonial

A declaração foi dada em referência a popularidade do primeiro imperador do país.

 

O historiador Chico Castro comparou Dom Pedro I ao ex-senador do Piauí, Mão Santa. Para o pesquisador, que foi entrevistado na edição da quarta-feira (07) do Jornal do Piauí, as figuras se assemelham pela popularidade e proximidade com as classes.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

“Dom Pedro I era do povão. Ele era populista e não nasceu para ser rei. Ele gosta de esta perto do povo e não tinha alma fidalga. Ele gostava de campo, de cavalos, de currais. Ele era o Mão Santa da época”, analisa o escritor Chico Castro
Esse piauiense, nascido em Teresina, é poeta, escritor, jornalista, historiador e um dos biógrafos de Dom Pedro I. Em 2012, deve lançar o seu 14º livro, intitulado “A noite das Garrafadas”, narrando fatos sobre o processo de independência do Brasil.
“O livro vai retratar a forma como Dom Pedro I foi expulso do país após ter declarado a independência. Eu estudei profundamente a pessoa dele e não só sua figura, mas de toda a família de dom Pedro desde 1640”, conta o historiador. 
Chico Castro fez ainda revelações sobre a personalidade de Dom Pedro I. O pesquisador disse que o imperador da independência do Brasil era perturbado psicologicamente e que sofria de esquizofrenia, herdada de parentes.
“Ele era uma pessoa muito complicada. A família de Bragança tinha muitos malucos e Dom Pedro I teve um governo perturbado. Ele era alto, branco, bonito e muito rude porque foi mal educado. Ele era um maluco. Ele era muito brega”, comentou Chico Castro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!