domingo, 19 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DE SANTA LUZ DO PIAUI



HISTÓRIA:
A Fundação do Município de Santa Luz data de 1902, quando um emigrante baiano, André Folha, se estabeleceu nas margens de uma lagoa que chamava-se lagoa das Vacas. Em razão da crendice de que a água da lagoa era milagrosa, o seu nome foi mudado para lagoa de Santa Luz. Esse fenômeno atraiu muitas pessoas, dentre elas Sebastião Alves e familiares que com André Folha, foram os primeiros moradores do lugar.

A partir de 1933 com a chegada do sr. Cristino Castro a Nova Lapa antigo povoado conhecido como Caatinga de porco a situação começou a melhorar, foi implantada a criação de gado pelo Sr. Joaquim Borges e sua esposa Victoria Borges, algum tempo depois surgiu a lavoura de algodão, marcando a fase de real desenvolvimento do lugar. Os acontecimentos importantes foram se sucedendo, destacando-se a construção da capela de São Francisco de Assis pelo Sr. Miguel Arcanjo (o mestre Miguel) abiu sapateiro da época fazia alpercatas (sandálias) de couro de boi curtido, a capela foi um pedido de sua esposa a Sra. Dionísia Cavalcante grande devota do santo São Francisco de Assis, para avisar as pessoas que tinha oficio ou terço o Sr. Miguel Arcanjo batia em uma enxada com um facão pois não tinha sino na capela, a primeira celebração eucarística aconteceu no ano de 1950, foi oficiada pelo padre Solon Aragão, pároco da cidade de São Raimundo Nonato na época, faziam-se presentes ilustres moradores como a Sra. Teresa Borges, o Sr. Hemidio Hora e sua esposa Joaquina, a Sr. Santana e demais devotos, as missas não eram freqüentes tinha apenas 1 ou 2 por ano sempre nas novenas do santo padroeiro do povoado, Santa Luz sempre foi destaque em toda região quando se falava em eventos religiosos e folclóricos tendo como destaque a família do Sr. João do Lazaro,que animava o povoado com Rodas de São Gonçalo, Reisados, festa do Divino Espírito Santo, Novenas de Santa Luzia, Santo Antonio etc. Gostavam também de fazer Festas dançantes em grandes casebres construídas com palha de cóco e iluminadas a luz de candeeiros, onde após as valsas e forro pé de serra eram gritados grandes leilões. Na década de 60 ocorreram as primeiras eleições municipais tendo como candidatos a prefeitura o Sr. Nestor Pinheiro que teve como oponentes o Sr. Nonato Gomes (pai do Sr. Janui e Sr. Juarez) mais a população na época escolheu como seu representante no poder Executivo o Sr. Nestor Pinheiro que ganhou com ampla diferença de votos. 

DADOS GEOGRAFICOS: 
Santa Luz é município do estado do Piauí, Brasil. Localiza-se na microrregião do Alto Médio Gurguéia, mesoregião do Sudoeste Piauiense. O município tem cerca de 1.186,831 km², sua população segundo o IBGE 2008 é de 5.432 habitantes, limita-se com os municípios de Bom Jesus, Cristino Castro, Currais, Guaribas (Obs.: Existem suposições de que Santa Luz seja limítrofe da cidade de Palmeira do Piauí).

GENTÍLICO: 
Luzisantense ou santaluzense. 

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA: 
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luz, pela lei estadual nº. 2356, de 05-12-1962, desmembrado de Bom Jesus - PI. Sede no atual distrito de Santa Luz ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado 25-12-1962. Em divisão territorial datada de 31-12-1963, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: alguns dados foram tirados da internet e outros de senhores e senhoras que reside na cidade até os dias de hoje.


FONTE: portalsantaluz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!