sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão afeta 100% do Piauí e deixou todo Estado três horas sem energia


O gerente regional da Chesf do Piauí, Airton Freitas Feitosa, confirmou que 100% do Estado do Piauí foi afetado com o apagão ocorrido ontem por volta das 23h14. Ele esclarece que foi uma ocorrência fora da Chesf, ocorrida em uma estação em Colinas-MA. 

“Foi uma situação atípica de grande porte e fora do sistema de transmissão da Chesf”, declarou. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Airton Feitosa tranquiliza a população dizendo que o sistema já foi normalizado e todas as providências já fora tomadas, mas é um esclarecimento que deve partir da Eletrobrás que é a operadora nacional do sistema elétrico. 

A carga de consumo no Piauí momentos antes do apagão foi de 630 megawatts e houve uma interrupção abrupta em todo estado. “É como se tivesse tirado um plugue da tomada todo o sistema foi desligado”, compara. 

O apagão aconteceu às 23h14, a primeira carga voltou as 00h16 e voltou com força total às 2h13. 


Queimadas

O gerente, durante coletiva, fez um alerta que as queimadas podem provocar um apagão de Altos a Pirirpiri. Ele disse que desde terça-feira, o fogo causa desligamento do sistema, mas devido a robustez do sistema elétrico não tem causado impacto no consumidor. Mas, há um risco de apagão naquela região. Somente ontem houve oito quedas de energia no trecho. Segundo ele, algumas ações são crimes e estuda acionar a Polícia Federal para investigar. 

Eletrobras 

O diretor de operações da Eletrobras Piauí, Marcelino Machado, informou que 1,060 milhão nos 224 municípios do Piauí ficaram sem energia. A Operadora Nacional do Sistema (ONS), com sede no Rio de Janeiro, está convocando uma reunião na tarde de hoje para falar sobre o apagão. 

A informação que a Eletrobras tem é de um diretor da ONS, falando à imprensa, de que houve um curto-circuito na estação de Colinas-Ma que causou um incêndio e o desligamento do sistema no Nordeste e parte da região Norte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!