sábado, 14 de setembro de 2013

Por 6 votos a 2 câmara rejeita contas do ex-prefeito Zacarias Dias dos Santos:As contas de Gestão foram reprovadas pelo tribunal de Contas, e as contas de Governo aprovadas com ressalvas

A Câmara de Cristino Castro rejeitou na 13ª Sessão Ordinária realizada nesta sexta-feira (13/09)  o balancete do ex-prefeito Zacarias Dias dos Santos (PMN) referente ao ano de 2010. Em votação tranquila, as contas de Governo, que haviam sido aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado e as contas de Gestão que havia sido reprovada pelo Tribunal de Contas, foram consideradas irregulares pelos vereadores por   06 x 02  votos.
FUNDEB: 6x2 (Reprovada)
Assistencia Social: 5 x 2 e 1 abstenção (reprovado mais permanece o parecer do tribunal)
Gestão da Saúde: 6 x 2 (Reprovado)
Contas de Gestão e de Governo: 6 x 2 (Reprovado)

As contas foram rejeitadas, devido má utilização do dinheiro público e falta de documentação que comprovem a prestação de contas de utilização de verbas de convênios com o Governo doe Estado, ainda foram encontradas várias irregularidades nas prestações, ainda foram rejeitadas as contas da gestora da Assistência Social, Jesana Temporal.
Sobre o fato de o Tribunal de Contas ter aprovado com ressalvas as contas de Governo de Zacarias Dias, o relator, vereador José Soares comentou que a discordância da Câmara com relação ao parecer do Tribunal devido a várias falhas apontadas na prestação de contas e na defesa do gestor, já as contas de estão que havia sido reprovada pelo tribunal, os vereadores foram a favor o parecer do tribunal.
O caso será encaminhado ao Ministério Público (MP) da Comarca e ao Tribunal de Contas (TC). “O plenário é soberano. O prefeito terá que prestar contas desta diferença”, criticou... Caso o prefeito não consiga reverter a situação, poderá ficar inelegível por até oito anos.
O relator vereador José Sares leu o parecer sobre a prestação de contas da câmara do exercício de 2010, que tinha como presidente o ex-vereador Cantídio Rocha.
A Câmara não tem o poder de votar suas contas, mais adotamos essa prática de ter o próprio parecer da casa.
O irmão do ex-prefeito Zacarias Dias, professor Metusalém iniciou suas palavras acolhendo as pessoas presentes na sessão.
O professor Metusalém disse que o parecer está coberto de sangue, foi feito com ódio, espírito de vingança, e pedindo aos vereadores, que não sujassem suas mãos de sangue, aceitando o parecer, pois um dia pode ser um filho, um irmão de vocês, e peço que Deus livre vocês de um relator como este, digo que o relator teve até dificuldade em falar algumas palavras, e penso que o relatório foi feito a quatro mãos.
O presidente da casa, vereador Eufranio Benvindo solicitou ao professor Metusalém  defende-se o seu irmão e não falasse do relator.
Professor Metusalém iniciou a defesa do ex-prefeito Zacarias Dias, em abril, tínhamos uma situação semelhante, e todo julgamento deve ser feito da mesma forma. Pela insuficiência do delito diante de todos.
Metusalém solicitou os vereadores citando o nome de cada um dos vereadores que não aceitassem relatório. Vereador Eufranio, suas contas virão, e Deus te livre de um relator tão duro quanto esse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!