sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Palmeira do Piauí: Mais uma vez a ponte sobre o Rio Gurgueia quebra e população fica "ilhada"

Já virou rotina:

Com frequência a cidade de Palmeira do Piauí sofre com a falta de estrutura da única ponte que liga a cidade a BR 135, a ponte de madeira que foi construída a quase 25 anos, já não tem condições de suportar o tráfego diário, a ponte quebra com frequência e a  população fica ilhada. Nesta sexta-feira (11/10), por volta as 15:10 hs, uma carreta ao passar na ponte com o peso aproximadamente de 40 mil Kg segundo informações de populares, quebrou ponte que ficou quase 40%  totalmente destruída
Filas de carros se formam a todo o momento, de um lado e outro da ponte, a população mais uma vez fica no prejuízo.
No ano 2010, a Empresa RECONCRET que tinha iniciado a obra de construção da ponte de concreto abandonou a obra no mês de junho, pouco tempo depois de ter iniciado a obra, a construção da ponte teve sua licitação autorizada no dia 01 de setembro de 2009, em Brasília e comunicada pessoalmente pelo governador ao deputado federal Osmar Júnior.  O projeto, orçado em R$ 3,2 milhões, porém até hoje a ponte não saiu do orçamento.

Mais uma licitação foi aberta, no dia 29 de outubro o STRANS, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação receberá proposta para execução da ponte de concreto, conforme abaixo, porém fica difícil da população dar credibilidade, já que huve outra licitação que teve até início da obra mais a empresa parou os serviços no início ainda. 
AVISO DE LICITAÇÃO – CPL
CONCORRÊNCIA Nº 016/2013
A Secretaria dos Transportes do Estado do Piauí – SETRANS, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação comunica aos interessados que as 09:00 (nove) horas do dia 29 de outubro de 2013 , receberá proposta para Execução dos Serviços de Construção de uma Ponte Mista de Concreto e Aço Sobre o Rio Gurguéia em Palmeira - PI Tipo de licitação é no de Menor Preço, regime de empreitada por Preço UNITÁRIO. Todas as despesas decorrentes deste procedimento licitatório correrão as expensas do Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Transportes do Estado do Piauí – SETRANS. Classificação Orçamentária: 46101.2678220.1051; Natureza da Despesa: 44.90.51 e FR – 00 . O Edital, Minuta do Contrato, Projetos, Planilha de Quantitativos e Custos Unitários, Especificações Técnicas, encontram-se à disposição dos interessados na sala da Coordenação de Licitação da SETRANS, sito a Av. Pedro Freitas, s/nº, Centro Administrativo, bloco G, 1º, em Teresina-PI, Fone (s): (0XX86) 3215-4545/, Ramais 221, Fone/Fax: (0XX86) 3215-4291 e (86) 3216-3124, e-mail: setrans@setrans.pi.gov.br e/ou cplsetranspi@bol.com.br de segunda a sexta-feira, das 7:30 as 13:30 horas. O Edital e seus elementos constitutivos estarão disponíveis para consulta e aquisição. Publique-se.
Teresina (PI), de 11 de setembro de 2013.
Francisca Juliana Castello Branco Evaristo de Paiva
Presidente da Comissão Permanente de Licitação

Link para acesso ao documento:http://www.jusbrasil.com.br/diarios/59095931/doepi-12-09-2013-pg-18

Portal Nova Lapa: Com recursos próprios o município não tem condições de arcar com uma obra de tal magnitude, cabe ao Governo do Estado liberar recursos em conjunto com o Governo Municipal para solucionar o problema que causa transtorno e prejuízo a população a décadas.


A cidade de Palmeira do Piauí, localizada nos cerrados piauienses, a 600 km da capital, está isolada desde a última sexta-feira (11/10). 
O prefeito João Martins da Luz, o Diouro, explica que havia uma placa informando que o peso máximo suportado pela ponte era de 16 toneladas. “Essa ponte tem oitenta metros e é muito importante para toda a região do cerrado. Acredito que tenha sido erro humano porque há uma placa avisando. Já improvisamos uma passagem molhada por dentro do rio, mas quando as chuvas começarem, vamos ficar ilhados. Precisamos de ajuda para reconstruir porque nem com toda a verba municipal durante seis meses conseguiremos fazer isso sozinho”, descreve.
O secretário municipal de Fazenda, Sebastião Pinheiro explica que a cidade tem pouco mais de cinco mil habitantes e a ponte ligava vários municípios à região de Uruçuí. “Creio que o motorista não conhecia a região porque existia um caminho de vinte quilômetros para ir até a cidade e ele foi tentar um que dava a volta de 200 quilômetros. A ponte é essencial para o trânsito das fazendas produtoras de soja. Ontem havia uma fila de mais de cem veículos de cada lado”, descreve.Segundo Pinheiro a ponte custou inicialmente R$ 6 milhões e serão necessários pelo menos mais R$ 4 milhões para recuperá-la. “Precisamos reconstruí-la o quanto antes”, explica, temendo o início do período chuvoso na região que inicia no final do ano.

















Base para instalações de espaço para funcionários construída pela empresa que iniciou a obra em 2010

2 comentários:

  1. Que vergonha para o governo do estado...

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  2. Será que a ponte sai desta vez, digo, a de concreto definitiva e não um paliativo como este secretário disse que vai fazer

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