quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Paciente denuncia: "Fui chamada de gorda" em hospital regional do Piauí

Paciente afirma que foi chamada de 'gorda' em hospital da rede pública

MULHER CONTA QUE NÃO PODE fazer exame porque a máquina não suportaria seu peso
A paciente Marileide Vitorino decidiu procurar por justiça depois de ter sido vítima de discriminação em um hospital da rede pública do Estado. Enfermeiros do Hospital Regional de Bom Jesus negaram a realização de um exame de raio-x alegando que o aparelho não suportaria “gente gorda”.


O caso aconteceu a pouco mais de duas semanas, e gerou indignação na família da vítima.

Tudo aconteceu no dia 04 de novembro. Ao chegar no local a mulher foi informada que o aparelho de raio-x só estava realizando exames “em pessoas magras ou crianças”. Para a reportagem do 180 direto de Cristino Castro, cidade onde mora a dona de casa, Marileide contou: “fui informada que eu não poderia fazer esse exame por ser gorda, estou indignada pela forma que foi tratada”.

A mulher ainda voltou ao hospital acompanhada do pai, José Vitorino. Na recepção ele ouviu que só “gente fina” (referindo-se ao peso) poderia realizar exames, já que o aparelho apresentava problemas.

Toda situação foi relatada em um vídeo, onde o correspondente do 180 em Cristino Castro, Nadilson Santos, conversou com a família.


DIRETORA DIZ DESCONHECER O CASO
Nossa reportagem entrou em contato com Juliana Linhares, diretora da do hospital regional de Bom Jesus. Ela disse desconhecer o caso e pediu que a vítima procure a ouvidoria da unidade para queixar-se oficialmente do caso. “Nós estamos abertos para ouvir esta denúncia e apurar o que houve de fato. Queremos saber o relato dela, e claro, o dos funcionários. Isso porque numa urgência tudo é tão corrido, que as vezes alguma situação pode ser mal interpretada”, disse.
A diretora comentou ainda que o aparelho de raio-x só não realizaria o exame se a mulher tivesse problemas de obesidade mórbida, o que não é o caso. “Se for comprovado esta mulher terá com certeza um pedido de desculpa por parte da administração e dos funcionários”, disse.
PROBLEMAS ESTRUTURAIS
Segundo usuários dos serviços, o setor de raio-x do Hospital Regional de Bom Jesus funciona em condições precárias, o aparelho usado na realização de exames é antigo e alguns realizados fornecem resultados de pouca visibilidade. A Unidade de Saúde é responsável por atender algumas cidades da região do Vale Gurguéia.
pesquisa_.jpg
Informações repassadas para a reportagem do 180 em Bom Jesus, são conta de que em 2013 o aparelho teve problemas sérios. “Já foi solicitado outro aparelho, pois o que apresentou defeito foi condenado pelos técnicos de manutenção, mais até o momento não recebemos o aparelho novo” informou um servidor que preferiu não se identificar.
Os servidores admitem que na nova administração, o hospital tem melhorado seus serviços, e que foram enviados pedidos de providencias para melhorias para a Secretaria de Saúde do Estado, inclusive o aparelho novo de raio-x, que ainda não teve a solicitação atendida.
unnamed.jpg
Os pacientes que não conseguem realizar os exames partem para as clínicas particulares da cidade, onde os custos são bastante elevados, alguns pacientes ficam sem o procedimento por falta de condições financeiras.
Enquanto o novo aparelho de raio-x não é providenciado, alguns pacientes voltam do hospital sem serem atendidos, pessoas que necessitam de atendimento e dos serviços públicos, que deveriam ser oferecidos com qualidade e dignidade.


Fonte: http://180graus.com/noticias/paciente-afirma-que-foi-chamada-de-gorda-em-hospital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!