quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de setembro, Dia Mundial da Paz

21 de setembro, Dia Mundial da Paz

"Nós não podemos fazer grandes coisas. Apenas pequenas coisas com grande amor."
Madre Teresa
21 de Setembro é proclamado pela ONU como sendo um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. Neste dia, comemora-se também, no Brasil, o Dia da Árvore. Paz e árvore são duas palavras que remetem a muita reflexão, e que combinam perfeitamente juntas.

Os povos de todo o mundo são chamados para refletir e agir no Dia Internacional da Paz, num mundo cada vez mais caótico e instável, marcado por profundas injustiças sociais e sob o signo da guerra. Nações, povos de diferentes origens e culturas, religiões e filosofias de vida diversas se irmanam na busca pela paz, quando se entende que nenhum caminho é superior a outro.

Levantei algumas frases sobre a paz para ajudar a refletir sobre este tema. No entanto, falar, ler e discutir é apenas o inicio do caminho. Outra forma inspiradora de sentir a paz é através de imagens do cotidiano, que muitas vezes podem passar desapercebidas. Mas não para o fotógrafo ituano Juca Ferreira, que com sua sensibilidade e técnica, registra imagens de paz no seu dia a dia. Confira!

Universidade da Paz

"Eternos aprendizes que somos, experimentamos a ecologia profunda que abrange o indivíduo, a sociedade, o planeta e o universo."
Nem todos sabem que o Brasil abriga uma Universidade da Paz. Criada por um movimento mundial de pessoas e instituições afins, a Unipaz trouxe a idéia de semear uma cultura de paz entre os vários segmentos sociais, além de tornar ampla a consciência e promover a integridade do ser, divulgando dessa maneira, o movimento holístico.

O grande idealizador e mentor desse ousado projeto é Pierre Weil, nascido em Strassburgo, educador, psicólogo e escritor, que dedicou toda sua vida a promover, divulgar e aprofundar reflexões e vivências relacionadas à paz e não violência e que encontrou no Brasil "o abraço brasileiro responsável pela escolha de viver aqui".

A essência do trabalho da Unipaz é trazer o global para o local, ou seja, ensinar a pensar globalmente e agir localmente. Assim, ela promove e desenvolve várias atividades de cunho nacional e internacional para a ampliação de conhecimentos e troca de experiências, construindo deste modo, uma nova visão de mundo.

A luta pela paz é global!

"O problema com o mundo é que fazemos o círculo de nossa família muito pequeno."
Madre Teresa
Comecei esta matéria separando os movimentos mundiais dos movimentos brasileiros. Demorou pra cair a minha ficha de que hoje as fronteiras não existem mais. O que ocorre aqui, ocorre acolá. Não são mais as fronteiras territoriais que nos separam. A separação é apenas na mente. Graças aos avanços tecnológicos e ao poder das mídias sociais quando utilizadas para o bem, estamos todos conectados. Sentimos na pele que uma ação pequena pode afetar milhões de pessoas, a milhares de quilômetros de distância. Aprendemos a ter consciência global, e entendemos que podemos - e devemos - agir em nosso pequeno mundo. E que isso já é o bastante!

Separei então alguns movimentos pela Paz que estão plantando sementes. Alguns eu conheço mais de perto, outros mais de longe. Mesmo assim, é fácil interagir, aprender, contagiar e ser contagiado. São apenas pessoas. Gente como eu e você, neste vasto universo que pede trégua. Gente de todas as raças, religiões e convicções que querem apenas uma coisa: viver a vida com amor e paz. É essa a nossa luta!

Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência

"Para que se escute o clamor de milhões de pessoas que querem a paz, o fim das guerras e de todo tipo de violência".
A Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência começará na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Não-Violência. Terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010. Durante estes 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes. Cobrirá uma distância de 160.000 km por terra. Alguns trechos serão percorridos por mar e por ar. Passará por todos os climas e estações, desde o verão tórrido de zonas tropicais e do deserto, até o inverno siberiano. As etapas mais longas serão a americana e a asiática, ambas de quase um mês. Uma equipe base permanente de cem pessoas de diversas nacionalidades fará o percurso completo.

A ação dirigida pretende resgatar o melhor das diversas culturas e povos da Terra e tem o apoio de personalidades importantes, como atores, músicos, políticos, escritores, ativistas, compositores, entre outros. O Brasil está nessa! Você também pode se engajar de várias formas. Conheça e participe!

Peace One Day

Para alguns é apenas um único dia. Mas, para nós, 21 de Setembro é uma plataforma de 24 horas para fazer atividades para salvar vidas em todo o mundo e uma oportunidade para as pessoas - especialmente os jovens - se envolverem no processo de paz.
Jeremy Gilley

http://www.peaceoneday.org/ - Criado pelo cineasta Jeremy Gilley em 1999, o objetivo era encontrar um ponto de partida para a paz. Sua missão inicial foi documentar seus esforços para estabelecer um dia anual de cessar-fogo global e não-violência como uma data do calendário fixo. Dez anos depois, o Peace One Day é um movimento que envolve vários países e milhões de pessoas, e está engajado em projetos de educação, cultura, saúde e muito mais!

International Day Of Peace

"Não existe nunca uma guerra boa ou uma paz ruim."
Benjamin Franklin

http://www.internationaldayofpeace.org/ - um site muito bem organizado, com sugestão de eventos para participar em todo o mundo. Com uma visão prática, ajuda você a agir dentro do seu pequeno mundo. Além disso, as fotos e frases traduzem com maestria a força digna da paz.

Festival Mundial da Paz
"Aprendendo a arte de cuidar de si, do outro e do planeta."

A Universidade da Paz (Unipaz) realizou em Goiânia o II Festival Mundial da Paz, concomitantemente ao XI Congresso Holístico Internacional, de 04 a 07 de setembro. O evento reuniu sete mil visitantes de todas as regiões do país e de diversas partes do mundo, principalmente da América Latina e promoveu uma grande Rede Internacional por uma Cultura de Paz, estimulando o aprendizado na arte de cuidar de si, do outro e do planeta.


Danças Circulares pela Paz

"De mãos dadas na roda, compartilhando gestos e emoções no mesmo ritmo, a guerra parece distante, porque vejo o melhor do outro e mostro o melhor de mim." (Deborah Dubner)

As Danças Circulares resgatam a história e a memória dos povos, através dos gestos, da música e do ritmo, sendo uma prática que conecta as pessoas, fazendo muito bem para o corpo, emoção, mente e espírito.

No dia 20 de Setembro (domingo), Itu terá um evento de Danças Circulares pela Paz no Parque do Varvito, um monumento geológico formado por rochas sedimentares de idade glacial. O encontro será das 15 às 16h, é gratuito, aberto ao público e não é necessário ter experiência anterior. Mais informações pelo email rodavida@itu.com.br, telefones (11) 3413-0554 e (11) 7337-0180 ou pelo site http://www.rodavida.com.br/.

Outras cidades em todo o Brasil estão sendo palco de Danças Circulares pela Paz. Entre elas, Jundiaí, com uma roda no Parque da Cidade, e São Paulo, no Parque do Piqueri, comemorando a chegada da Primavera e o Dia Mundial da Paz.

VOCÊ!


A verdadeira paz só será alcançada quando cada um conseguir gerar paz dentro de si e para todas as suas relações.

No Dia Internacional da Paz, você pode fazer pouco. Mas o pouco de cada um torna-se muito para a humanidade. As manifestações de eventos de paz podem ganhar muitas formas de expressão através da arte, educação, cultura, música, performances, petições, esportes, e muito mais. Você pode se engajar e fazer a diferença! Comece já!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!