segunda-feira, 14 de novembro de 2011

20% da população do Piauí é usuário de tabaco, diz o IBGE

Números considerados preocupantes pela Organização Mundial de Saúde (OMS)


Aos 15 anos a estudante Aretuza Ferreira teve seu primeiro contato com cigarro. "Foi em uma festa. Eu e algumas amigas pedimos para minha irmã nos ensinar a tragar. As outras meninas não gostaram, mas eu não senti nada ruim e como metade da minha família e todos os meus amigos fumavam, resolvi fumar também. Era uma forma de me sentir incluída no grupo e de certa forma era charmoso fumar, quando percebi não dava para ficar sem".

Aos 24, por recomendação médica, a estudante suspendeu o consumo de cigarros quando soube que estava grávida. "Foi uma tomada de consciência muito grande. Eu não queria que meu filho nascesse com problemas. Hoje meu filho tem nove meses e está em fase de amamentação, mas se eu fumar agora posso transmitir para ele todas as substâncias do cigarro através do leite", conta a Aretuza, que recentemente teve uma recaída e teme retomar o vício.
Aretuza faz parte de um grupo de mais de 25 milhões de fumantes. No Piauí, ela está entre os 19,8% da população que é usuária de tabaco, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, índice abaixo apenas dos Estados do Acre (22,1%), Rio Grande do Sul, 20,7% e Paraíba 20,2%.
Números considerados preocupantes pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pois o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Só no Brasil, mata mais de 200 mil pessoas por ano, a maioria por problemas pulmonares ou respiratórios. Mata mesmo quem nunca foi fumante, mas é obrigado a conviver com quem fuma todos os dias. Essas pessoas, os fumantes passivos como os garçons, por exemplo, são atingidas diretamente pela fumaça do cigarro. Eles sofrem três vezes mais com a fumaça que sai da ponta do cigarro e não passa por nenhum filtro, o que potencializa o surgimento de doenças como o câncer de pulmão.
O cigarro possui 4.700 substâncias tóxicas. As maiorias se torna facilitadora de diversas doenças como Acidente Vascular Encefálico (AVE), hipertensão, infarto, trombose, lesando veias e artérias do organismo que acabam perdendo a capacidade funcional e levam a amputação de membros. Além de gripes e tuberculose, como conseqüência do enfraquecimento das defesas do organismo causadas pelo tabaco.
Os cigarros também contêm substâncias cancerígenas e atingem órgãos como boca, garganta, laringe, faringe, estômago, bexiga e causa o mais comum e mortal deles, o câncer de pulmão. Recentemente, o Brasil foi surpreendido com a notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 64 anos, está com câncer na laringe causado, principalmente, pelo seu hábito de fumar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!