domingo, 4 de dezembro de 2011

Cristino Castro no Piauí é um dos 5 municípios mudos do Brasil


A promessa de cobertura de celular em Cristino Castro continua, esperamos que um dia seja uma realidade.
Cristíno Castro faz parte da lista dos cinco municípios mudos do país. De acordo com reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico desta segunda-feira (17) as cidades de Grossos (RN), Cristino Castro (PI), Antônio Olinto (PR), Paula Freitas (PR) e Paulo Frontin (PR) não tem cobertura de telefonia celular. De acordo com o quarteto móvel Claro, Oi, TIM e Vivo a cobertura de telefonia celular no país está atrelada a planos de meta elaborados pela Anatel e as teles garantem que, em breve, instalarão as antenas nas cidades. Em boa parte, essa missão caberá à Vivo.


A obrigação de cobertura a cinco municípios sem celular do país faz parte da lista de compromissos assumidos pela Vivo em abril, quando a Anatel deu anuência para a reestruturação societária da operadora, que atualmente tem cobertura em 3,6 mil municípios brasileiros. O prazo estabelecido para a instalação vence no fim deste ano.

Por meio de nota, a Vivo informou que "nos municípios mencionados pela reportagem, o serviço de telefonia móvel da operadora estará disponível até 31 de dezembro deste ano, conforme estabelecido em compromisso firmado com a Anatel". Perguntada porque uma antena foi instalada há mais de três meses em Grossos e ainda não funciona, a operadora informou que "a montagem da infraestrutura completa para ativação dos serviços encontra-se em andamento e a conclusão se dará no prazo mencionado".

A operadora Oi informou que já atende com telefonia móvel todos os municípios com os quais havia se comprometido junto com a Anatel quando assumiu seus compromissos com a agência, por ocasião da licitação das redes de terceira geração (3G), cujo leilão ocorreu em dezembro de 2007. "Não cabia à companhia o atendimento a nenhum dos municípios mencionados pela reportagem", informou a operadora.

A Oi também é dona de uma torre instalada na cidade de Grossos - segundo a prefeitura da cidade, há mais de dois anos -, mas que não transmite sinal de celular. Questionada sobre o assunto, a operadora explicou que a antena foi instalada para viabilizar um sistema de transmissão para atender meta de oferta de "backhaul", uma infraestrutura de rede de suporte para telefonia fixa, "não tendo, portanto, nenhuma relação com a prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP)".

A operadora TIM informou que, apesar de os municípios não fazerem parte de suas obrigações, seu sinal chegará até o fim deste ano aos municípios de Grossos e Antônio Olinto. A TIM é a única operadora que está presente em Nazária, município de 8 mil habitantes, também no Piauí. A antena da operadora foi ativada na cidade em meados de junho, diz o prefeito de Nazária, Francisco Ubaldo Nogueira (PTB). Até então, Nazária fazia parte dos excluídos. "A situação era um caos, tínhamos problemas diários por causa disso. Espero que agora as coisas melhorem", diz Nogueira.

O mercado brasileiro de telefonia celular está longe de chegar à saturação. No primeiro semestre deste ano, segundo a Consultoria Teleco, 14,4 milhões de aparelhos novos foram ativados no país, diante de 11,2 milhões de celulares registrados no mesmo período de 2010.

http://www.piauihoje.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!