sábado, 12 de maio de 2012

Seca já provocou saída de 200 mil do Piauí

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Evandro Luz, e o secretário estadual de Defesa Civil, Ubiraci Carvalho, afirmam que a seca no Piauí atinge 152 municípios do semiárido do estado e uma população de 750 mil pessoas.

Evandro Luz diz que em cidades como Paulistana e Capitão Gervásio de Oliveira, no sul do estado, um caminhão-pipa com 8 mil a 15 mil litros d´ água está custando R$ 120,00 e as perdas das lavouras de cultura de subsistências como milho, feijão e mandioca foram de 100%.
"Temos muitos trabalhadores já entrando no desespero por causa da situação já que 100% das plantações foram perdidas e as culturas mais atingidas são as tradicionais no Piauí como o milho, o arroz, feijão, mandioca e caju.
Até a apicultura, que é uma alternativa no período da seca, teve perda altíssima, a maior em toda a história da estiagem porque não tem flores para as abelhas. Temos muitos municípios com a população padecendo de sede. Muita gente está ficando 30, 40 dias sem água porque não tem dinheiro para comprar ", afirmou Evandro Luz.
Os presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão enviando para a Conab (Central Nacional de Abastecimento) oficios solicitando cestas básicas de alimento porque as famílias enfrentam a fome e um prato (dois quilos) de feijão está custando R$ 18,00.
"O agricultor que vive de sua produção não está tendo o que comer", define o secretário de Políticas Agrícolas da Fetag do Piauí.
Muitos municípios precisam de dez carros-pipa para o abastecimento de sua população, mas existem apenas dois. "Estamos vivendo a maior seca de nossa história. As perdas agrícolas no semiárido são de 100%", afirma o governador do Piauí, Wilson Martins.
Não ocorrem chuvas fortes no interior do Piauí desde julho do ano passado. Por falta de alimentação, os pequenos criadores estão soltando seus bois e vacas para que possam procurar sozinhos reservas de água e pastagem ou que possam morrer afastados de suas casas, famílias e currais.
O secretário Ubiraci Carvalho disse que 106 Prefeituras decretaram situação de emergência em seus municípios e 67 deles tiveram a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!