sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PI:Tornozeleiras para presos devem ser implantadas em 40 dias

O governador Wilson Martins autorizou a licitação para a compra de 500 tornozeleiras eletrônicas que servirão para monitorar os presos provisórios acusados de crimes de baixa periculosidade. A Corregedoria do Tribunal de Justiça acredita que a medida seja adotada em aproximadamente 40 dias iniciando pelos detentos de Teresina e depois se expandir para todo o estado. 

Segundo a assessoria da Corregedoria, os presos piauienses custam cerca de R$ 1.800 por mês ao erário público e com as tornozeleiras o custo será zero, além de possibilitar o esvaziamento das penitenciárias. 

Entretanto, só terão direito à liberdade assistida através da tornozeleira aqueles detentos que tiverem cometidos crimes considerados pouco violentos como furtos, entre outros. Com o objeto o preso será monitorado à distância e devido ao material com o qual é confeccionado, qualquer tentativa de retirar o objeto será identificada. 

O monitoramento através das tornozeleiras e pulseiras já é feito em detentos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia. Além do Piauí, mais quatro estados devem adotar o equipamento em 2013: Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas.

Atualmente, o Piauí possui cerca de três mil presos, sendo 70% deles provisórios. 
Fonte:http://www.cidadeverde.com/pi-tornozeleiras-para-presos-devem-ser-implantadas-em-40-dias-122580

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!