sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prefeito Valmir Falcão rebate crítica de ex-secretário

O  Prefeito Municipal de Cristino Castro, Valmir Falcão, respondeu palavras do ex-secretário de Educação da gestão anterior, o  ex secretário Metusalém Dias irmão do ex prefeito Zacarias dias, comentou sobre o primeiro projeto enviado a câmara de vereadores pelo prefeito Valmir Falcão.

Entenda os fatos:
O projeto-
Foi enviado um projeto de lei mudando uma lei aprovada em 2006 onde o funcionário que tivesse para receber da prefeitura em causa ganha o valor de 10 salários mínimos receberiam em forma de precatórias, abaixo de 10 salários em uma única parcela, o projeto visava baixar para o valor de 6 salários mínimos, não foi aprovado.

Palavras do ex-secretário  Metusalém Dias-
Em virtude do resultado da votação o ex-secretário comentou:
VERGONHOSA e DESNECESSÁRIA foi a derrota do prefeito de Cristino Castro no primeiro projeto enviado à Câmara de Cristino Castro.

"O inicio de um governo é um momento dos mais importantes no mandato de qualquer administração, geralmente é o melhor momento na relação entre o executivo e o legislativo que, ainda em lua de mel, buscam se entender muito bem e compreender-se mutuamente, ainda mais quando a coligação que elegeu o prefeito , também elegeu dois terços dos vereadores. Diante deste quadro é de se esperar que, com folga, sejam aprovados qualquer projeto de interesse do executivo, e isso tudo, somado ao apoio popular muito forte no inicio de qualquer mandato, cria uma atmosfera bastante propícia a aprovação de leis, algumas até impopulares, exemplo disso foi a reforma da previdência, feita no inicio do primeiro governo Lula, o chefe do executivo, aproveitando o embalo das urnas busca subir a íngreme ladeira da sua administração.

Como explicar porem o que ocorreu para que o governo do PSD sofresse uma vergonhosa derrota na primeiro e embate político na câmara de vereadores da terra das águas jorrantes ? Por que razão o malfadado projeto dos precatórios ,enviado pelo prefeito Valmir foi rejeitado pela maioria dos vereadores? A resposta pode ser encontrada facilmente quando analisamos o fato sob os seguintes ângulos:
A equipe formada pelo atual prefeito, apesar de ter conhecimento teórico, demonstra ser completamente despreparada para caminhar nas areias movediças da administração pública, mostrando desconhecer as nuances políticas que cercam o relacionamento entre a prefeitura e a câmara. Senhores assessores,É preciso aprender, e aprender rápido que não se pode achar que pelo fato do vereador ter votado no prefeito ele vai, cegamente apoiar o seus projetos, isto é arrogância, e os vereadores não aceitam esse tipo de imposição.

É preciso ver que a atual legislatura não deve ser vista do mesmo modo que as demais, é a presença de pessoa esclarecidas como a Professora Deoni e a funcionária pública Ruthe Honório configura um avanço intelectual na qualidade da vereança de nossa cidade, destacando-se também a postura serena mas firme do vereador Raimundinho do Panasco, e a atitude independente do Primo Irênio que, a despeito de muitos boatos se mostra firme e coerente nas suas posições.

Dificultar o recebimento de direitos dos trabalhadores é um tema bastante controverso, o certo é apressar a resolução das lides trabalhistas atuais e evitar o aparecimento de outras, e o projeto em tela vai na contramão disto.A demais, tratar deste assunto em caráter de urgência, causa preocupação a todos os servidores municipais , pois, observa-se que, num governo com tantos problemas para resolver,como saúde é energia elétrica dos prédios públicos e outros , não deveria ser o trabalhador o primeira alvo da navalha do atual chefe do executivo municipal."

METUSALEM DIAS, professor e Estudante de Direito da Universidade Estadual do Piauí.


A resposta:
 Em resposta, um desabafo, de quem está enfrentando um grande desafio de equilibrar o financeiro do município, deixado com salários de servidores com 3 meses de atraso, 13º salário atrasado, a bônus de férias atrasado, e ainda a prefeitura pagando por empréstimos feito de forma irregular por funcionários contratados e forma irregular:

        Desde o dia 1º de janeiro de 2013 venho buscando uma convivência harmônica entre o executivo e a casa legislativa, onde vou continuar seguindo até o último dia do meu mandato esse comportamento. Nunca vou denegrir ou desqualificar os representantes dessa casa como VOCÊ E SEU IRMÃO fizeram na legislatura passada. A medida tomada com a proposição do Projeto de Lei não é impopular, pelo contrário, ira trazer vários benefícios principalmente ao funcionalismo público efetivo deste município, pois  afetaria  diretamente as ações trabalhistas propostas por funcionários empregados irregularmente, como por exemplo, pessoas que trabalharam os três meses de campanha do ex-prefeito e estão agora entrando com ação judicial cobrando por quatro anos de trabalho, entre outros casos.
Se vocês acham o Projeto mal fadado é porque ele beneficia diretamente às pessoas do seu grupo político, que foram contratados irregularmente,  como mencionado anteriormente.
        Ex-secretário, que bom você reconhecer o preparo da equipe atual da Prefeitura, que diga-se de passagem,  é em grande maioria do quadro permanente dos servidores do município, mostrando a competência dos servidores que temos.
        Informo que na sexta-feira passada o referido Projeto de Lei foi bem apresentado, não ficando nenhuma dúvida sobre o seu teor, principalmente sobre os seus benefícios.
        Se as maiorias dos representantes da Casa Legislativa acharam por bem rejeitá-lo, só nos resta respeitar a decisão, coisa que vocês não faziam na ex-gestão. Só lamento a decisão, pelo fato que beneficiaria diretamente os servidores concursados, pois, se o mesmo fosse aprovado iria melhorar substancialmente o equilíbrio econômico-financeiro da Prefeitura,  conseqüentemente  a atualização dos salários atrasados dos servidores concursados e do rombo financeiro deixado por vocês.
        A decisão não me envergonha nem um pouco, pois prefiro me envergonhar com um Projeto não aprovado, do que:
     1.Desviar o dinheiro da construção da creche;
  2.Desviar o dinheiro dos ônibus escolares (conforme cobrança em anexo);
   3.Deixar funcionários públicos com salários com mais de três meses em atraso;
  4. Desviar o dinheiro de convênio com o Ministério da Saúde para reforma de Postos de Saúde da Japecanga e Palestina;
 5. Roubar estepes e acessórios dos ônibus escolares e colocar em veículos de propriedade privada;
 6.Deixar todas as bombas de abastecimento de água queimadas;
 7. Roubar o motor e o quadro da bomba do bairro Multirão
 8. Roubar geladeiras, computadores, fogões, parabólicas e equipamentos dos prédios públicos;
 9. Descontar empréstimos pessoais no mês de janeiro de 2013 sem ser funcionário efetivo (inclusive você e seu irmão).
Informo ao nobre ex-secretário que me envergonharia sim, se o meu governo ficasse conhecido e marcado como o mais corrupto e nojento da história da nossa cidade, como foi a ex-gestão, que tinha você como um dos principais mentores. Me envergonharia sim, se no nosso governo existisse pelo menos um terço da perseguição de funcionário que houve na sua gestão.
        Informo ao povo de Cristino Castro que  município encontra-se impedido de receber convênios, principalmente de infra-estrutura, pois o ex-prefeito juntamente com sua equipe, deixaram o município irregular perante o Governo Federal e Estadual por não prestar contas, não pagar débitos previdenciários e não informar gastos da Educação e Saúde, praticamente inviabilizando o recebimento de convênios no ano de 2013.
        Comunico ao povo que estamos trabalhando dia e noite para tentar normalizar o caos financeiro, administrativo e de infra-estrutura que se encontra o município, onde em janeiro de 2013 mais de 1/3 dos repasses constitucionais que entram no Município, forão bloqueados por ações trabalhistas, que na sua maioria, são de pessoas que trabalharam irregularmente na ex-gestão.
        Aproveito a oportunidade para informar que a sede administrativa do município está funcionando temporariamente no prédio de propriedade de minha mãe, cedido a custo zero, pois vergonha é deixar o município sem sede administrativa aonde não restou nenhuma cadeira para sentar como foi deixado por você e seu irmão.
        Me parece, que o ex-secretário está  sentindo falta “das feiras” mensais e do gordo aluguel de sua ex-residência. Acorda ex-secretário, se eu fosse você (que Deus não me castigue com isso) teria vergonha de falar sobre administração pública, pois você não é nenhum exemplo positivo disso, pois moralidade não existe na sua cabeça e nem na cabeça do seu irmão.
Valmir Martins Falcão Filho
Prefeito Municipal







Resposta em auto estilo pois mostrou provas de corrupção e desvio de verbas públicas.

O ex prefeito Zacarias Dias não se calou após derrota humilhante nas urnas, ele vem se pronunciando em matérias  em blogs e em entrevista em rádio, após deixar a cidade em um um caos nunca visto. Será esperança em voltar?

Fonte destas matérias: Blog Catinga de Porco
http://catingadeporco-cristinocastro.blogspot.com.br/2013/01/nao-passou-camara-de-c-castro-barra.html
http://catingadeporco-cristinocastro.blogspot.com.br/2013/01/vergonhosa-e-desnecessaria-foi-derrota.html
http://catingadeporco-cristinocastro.blogspot.com.br/2013/01/prefeito-valmir-falcao-envia-nota.html

Editada por: Portal Nova Lapa

Um comentário:

  1. essas palavras n sao do valmir. fala averdade rapaz. perdeu mesmo. e o bicho vai pegar, o prfeitão ja esta quase louco de tanta pressão. este mês já n vai pagar os serviços prestados. eita pepinãoo kk

    ResponderExcluir

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!