domingo, 10 de março de 2013

ATÉ QUE PONTO NÓS CHEGAMOS! FAMÍLIAS COMEM RATOS PARA MATAR A FOME

É DE CAUSAR REVOLTA!!!!!!
Em Assunção do Piaui as pessoas comem ratos por falta de alimentos, e ai a pergunta, que "pais é esse"? para que serve o bolsa família se as pessoas passam por situações como essas, um governo pequeno, políticos sem escrúpulos, onde esta a prefeitura desta cidade? onde está o governo do estado? os deputados? vereadores? onde está os direitos humanos que não vê essas coisas? na hora de defender bandidos existe os direitos humanos mais para alimentar as crianças, as famílias sofridas desse nosso Brasil não.
Escrevi algumas palavras com iniciais minúsculas para expressar minha indignação diante deste triste fato.
Famílias no Piauí comem ratos para matar fome durante período da seca
CAÇA DO ANIMAL É ARTESANAL, e a armadilha é feita com pedra e gravetos: 'É A repórter Aliny Gama do UOL, esteve no município de Assunção do Piauí e presenciou uma realidade impressionante, ocasionada pela escassez de comida devido à seca. Moradores que precisam comer 'rato rabudo' para sobreviverem. Veja abaixo reportagem na íntegra:
gua1.jpg

A comida escassa devido à seca está fazendo piauienses caçarem roedores para complementarem a alimentação. No distrito de Brejinho, no município de Assunção do Piauí (273 km de Teresina), todos os dias no fim da tarde é comum ver moradores saindo para as áreas de grutas para colocarem armadilhas para pegar o "rato rabudo". 

gua2.jpg
A caça ao animal é artesanal, e a armadilha é feita com pedra e gravetos. "Quando o rabudo passa pela armadilha, a pedra cai em cima e ele morre sufocado. No dia seguinte a gente vai logo cedo ao local buscar o animal para já ser consumido no almoço", disse o morador de Brejinho Genivaldo Bezerra, 35.



A reportagem tentou encontrar em alguma residência um rato para consumo, mas os moradores explicaram que como passam muita fome consomem logo o animal. "Como não tenho dinheiro para comprar carne, aqui é caçando, tratando e comendo o rabudo. Ninguém fica com ele na geladeira por muito tempo porque passamos fome e vamos logo comendo", disse Bezerra.
gua5.jpg
Apesar de a maioria dos moradores de Brejinho ter acesso ao programa Bolsa Família, eles afirmam que o dinheiro que recebem não dá para comprar a "mistura" para o almoço e acabam saindo à caça de ratos para servir de carne na alimentação. A dona de casa Francisca Ramos da Silva, 41, não se incomoda em contar à equipe de reportagem do UOL que a única carne consumida na casa dela é de rato.

gua6.jpg

"A gente tem de se virar. Não plantamos nada esse ano por conta da chuva que não veio. Ninguém aguenta almoçar com a comida pura, e como o dinheiro que recebemos só dá para comprar arroz, feijão e macarrão, comemos o rabudo para complementar", disse Francisca, informando que a carne do rabudo "é saborosa" e é sempre uma festa quando conseguem caçar alguns ratos.
gua7.jpg
MAIOR QUE A RATAZANA
Segundo o "Guia dos Roedores do Brasil", o rato rabudo (Thrichomys apereoides) é chamado por esse nome porque tem a cauda longa e mais peluda que as demais pelagens do corpo. O animal é um mamífero roedor encontrado tipicamente nas regiões Nordeste e Norte do Brasil e habita áreas pedregosas e de vegetação aberta, como a caatinga e o cerrado, no Brasil, e o chaco, no Paraguai.



A nutricionista Patrícia Lima disse que apesar de o "rato rabudo" viver em áreas inóspitas no sertão nordestino o consumo da carne é perigoso devido a transmissão de doenças por também estarem próximos a comunidades sem esgotamento sanitário.
gua8.jpg
"Apesar de ser um rato que come somente frutas e vive em ambientes limpos na mata, o rato rabudo também vive perto de comunidades rurais, onde o saneamento é precário, por isso eles não diferem dos nossos conhecidos ratos, ratazanas. Devem ser vetores de inúmeras doenças, que os moradores quando caçam podem se infectar dentro de casa quando 'limpam' e tratam o rato para comerem."



A nutricionista explicou que para se ter uma alimentação correta a dieta deve conter "carboidratos, proteínas e lipídios, além de minerais e vitaminas. A proteína vai depender do costume, dos seus hábitos alimentares das pessoas, que pode ser encontra em carne animal e até em vegetais como a soja, grão de bico, etc. Na carne do rato com certeza tem proteína de origem animal".
gua9.jpg
"É triste saber que ainda existem pessoas que devido as necessidades que passam se submetem a se alimentarem de rato. Mas devido a pobreza no Nordeste não é de se estranhar que se aventurem numa coisa dessa porque a fome, sentir fome por diversos dias, dá desespero. Acho que só num caso de desespero para encarar isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!