quinta-feira, 7 de março de 2013

Grilagem no Piauí possui terras que até "mudam" de municípios

A situação foi denuncia por advogado na estreia da série de reportagens "Grilagem nos Cerrados" da TV Cidade Verde.

 A grilagem é um problema antigo pelo interior do Piauí. Para refletir sobre o tema e explanar sobre a situação registrada no Estado, a o repórter Joelson Giordani, da TV Cidade Verde realizou a série especial de reportagens “Grilagem nos Cerrados”.

Fotos: Reprodução TV Cidade Verde


A matéria de abertura foi veiculada nesta quarta-feira (06) no Jornal do Piauí. A equipe de reportagem visitou o Sul do Estado e conversou com moradores, produtores, empresários e advogados que convivem com essa realidade. Na região, possuem terras que "mudam" de cidades em registros conflitantes. 

Gilson Fonseca é advogado na região e trabalha, pesquisa e estuda as irregularidades fundiárias. Ele revela que as situações envolvendo grilagem são as mais curiosas possíveis e que algo tem que ser feito na região para barrar os golpes constantes.



“Já cheguei a ver terras que mudaram de município em registros. A região Sul do Piauí atrai investidores de todo o Brasil. O Estado é considerado uma das últimas fronteiras agrícolas do país. Garantias a respeito de documentos nos Cerrados é muito difícil”, conta o advogado. 

A região Sul do Piauí é formada por cerca de 11 milhões de hectares. Desse total, cerca de 5 milhões, são próprios para o plantio. Cada pedaço de terra é disputado pelos produtores. Um hectare na região está avaliado em até R$ 5 mil.



“Não deixaram nada. Meus bichos foram colocados em um caminhão e levados. Não tive direito a audiência na justiça nem nada. Chegaram e me expulsando. A minha terra já tinha sido aforada e tudo, mas outra pessoa disse que o documento dele era mais velho e levou”, conta a agricultora Noeme Macedo.



“As terras são mais usadas para a plantação de milho e soja. Há cerca de 30 anos quase que as terras não tinha valor por aqui. Na produção, a parte mais cara é a compra da terra”, analisou o produtor, Nelson Kublick.


Fonte:http://www.cidadeverde.com/grilagem-no-piaui-possui-terras-que-ate-quot-mudam-quot-de-municipios-126828

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!