sábado, 24 de setembro de 2011

Bancários entram em greve na terça-feira

sábado, 24 de setembro de 2011 - Cidade

Bancários entram em greve na terça-feira
WAGNER SANTOS

Bancos vão funcionar apenas com a quantidade mínima de funcionários










Os bancários do Piauí aprovaram o indicativo de greve e a paralisação começa na próxima terça-feira, 27. A greve é por tempo indeterminado e foi aprovada pela maioria, durante assembleia geral. A categoria pede um reajuste salarial de 12,8%, mas até o momento os banqueiros só apresentaram uma proposta de 7,8%.
O vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, João Sales, afirmou que a principal reivindicação é a contratação imediata de trabalhadores. Segundo ele, só a Caixa e o Banco do Brasil se comprometeram a contratar, juntos, 15 mil funcionários, o que não foi cumprido até então.
"A segunda reivindicação diz respeito à segurança nas agências. Os assaltos são constantes e tanto funcionários como clientes estão expostos aos riscos", ressaltou. Dados do sindicato mostram que só nesse ano foram registrados no Estado 17 assaltos com violência nas agências bancárias do Piauí.
O mais grave deles foi registrado em Luzilândia e culminou com a morte do gerente do banco. Os arrombamentos às agências e correspondentes bancários também acontecem com frequência.
"É preciso investir mais em segurança. Os bancos devem colocar, inclusive, mais guardas nas agências", disse. João Sales afirmou que a greve só será adiada se a Federação Nacional dos Bancos apresentar uma proposta satisfatória até segunda-feira. "Se isso acontecer realizamos mais uma assembleia para discutir a proposta entre os trabalhadores", completou o vice-presidente do sindicato.
Ele afirmou ainda que a pauta de reivindicações foi entregue desde o dia 12 de agosto, sendo que a data base da categoria é 1º de setembro. No ano passado também aconteceu uma greve dos bancários, com duração de 15 dias. "Dessa vez queremos realizar uma mobilização maior. O banqueiro precisa entender que nossas reivindicações são importantes", diz. João Sales pede o apoio da população, que costuma ser penalizada durante a greve. "Não são os bancários que querem a greve. Na verdade são os banqueiros, que não querem atender nossas reivindicações".
O vice-presidente disse que o sindicato está fazendo o possível para informar a população sobre a paralisação, através de avisos veiculados na mídia local.

http://www.diariodopovo-pi.com.br/VerNoticia.aspx?id=6244

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!