sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Belezas selvagens e crimes são a realidade do Cerrado do Piauí


A Lagoa de Parnaguá, a maior do Piauí, está sendo degradada pelo desmatamento indiscriminado e a população formou um comitê para preservação

















Quem conhece as entranhas da região de Parnaguá, Sul do Piauí, a 854 km de Teresina, compreende porque o coronel José Cunha Lustosa, em meados dos anos de 1800, veio morar na região e ali teve os filhos João Lustosa da Cunha Parana-guá, o Marques de Paranaguá - o que mais se destacou e os Ba-rões do Paraim e de Santa Filomena. O lugar tem uma beleza singular e riquezas naturais capaz de promover a sus-tentabilidade da população.
Porém, a exploração desses patrimônios caiu em mãos de gente gananciosa que está aniquilando as potencialidades da região, a começar pela Lagoa de Parnaguá, a maior do Piauí com 12 quilômetros de extensão e seis de largura.
Preocupados com o futuro ameaçador da região, um grupo de ambientalistas dos municípios de Parnaguá, Corrente, Curimatá, Avelino Lopes e Júlio Borges estiveram reunidos em Parnaguá para somar esforços a fim de lutar pela preservação da região.
Além de ambientalistas participaram das discussões o promotor de Curimatá, Rômulo Cordão, vereadores, secretários municipais de meio ambiente, além do padre e moradores de comunidades rurais.
O principal objetivo do encontro foi discutir a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia, afluente do Rio Parnaíba, foco de degradação acelerada e que coloca em risco a vida na região. "Acreditamos que criando o comitê da Bacia do Gurguéia, estaremos dando um passo importante rumo à preservação dos nossos ecossistemas", avalia Absalão Castro Dias, presidente da Fundação Lagoa de Parnaguá (Fulapa).
Os problemas que cercam a Lagoa de Parnaguá são muitos e advêm, principalmente, do des-matamento da mata ciliar que praticamente sumiu. A poluição da água por agrotóxicos, lavagem de veículos, esgotos e lixo em suas margens contribuem para piorar a situação da lagoa que outrora já foi tão falada por sua imensidão, mistérios e lendas como Miridan, uma das mais famosas do Estado, que conta a história de um amor impossível entre uma índia acroá e um índio de outra tribo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!