quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Operação Iceberg I: Desvio na Saúde de Pavussu chega a R$ 6 milhões

As medidas foram cumpridas nos Municípios de Teresina, Floriano, Piracuruca e Pavussu, deste Estado.

A Operação Iceberg I investiga desvio de recursos da ordem de R$ 6 milhões, destinados à prefeitura de Pavussu. Nas buscas foram encontradas notas frias e, segundo a PF, muitas das empresas fantasmas que haviam sido identificadas na operação Geleira (deflagrada em janeiro de 2011), tinham atividade na cidade. Na ação, também foi apreendido um fuzil, cujo proprietário evadiu-se e não foi preso. 


Segundo o superintendente da PF, Nivaldo Farias de Almeida, a operação teve início há um ano e culminou hoje, com a expedição dos mandados de busca. "Esse é um verdadeiro o homicídio da esperança. Estamos empenhados em combater os gestores que desviam dinheiro público", pontuou.

O delegado regional executivo, José Olegário, informou que foram expedidos 19 mandados de busca, nas cidades de Pavussu, Piracuruca, Teresina e Floriano. "Entretanto, a única cidade objeto da investigação é Pavussu. As outras cidades são citadas porque alguns investigados residem e empresas fantasmas tem sede nelas", afirma. 


Policiais da PF do Maranhão participaram da ação, assim como a CGU, que enviou o representante Wagner Santos, que afirmou que muitos documentos foram sonegados. 

As investigações iniciaram após denúncias de vereadores de Pavussu. "É um desvio exorbitante em uma cidade que não tem sequer dez mil habitantes", diz Olegário. Segundo ele, a casa do prefeito também foi alvo das buscas. "A gestão principal como um todo está envolvida, isso inclui o prefeito e o secretário", garante o delegado.



Segundo o delegado, o desvio aconteceu com recursos do SUS, Fundepi e outros programas do Governo Federal, como o PAB (Programa de Atenção Básica). "Eles criavam empresas fantasmas para conseguir notas fiscais frias. Como a investigação ainda não foi concluída, serão expedidos novos mandados de busca e prisões não são descartadas", pontua. Mais de dez pessoas estão sendo investigadas. 

O delegado Olegário afirmou que a PF deve investigar mais municípios no Piauí e que o material recolhido será avaliado para finalizar o inquérito. "Se for provado, todo o dinheiro desviado deverá ser devolvido aos cofres públicos", finalizou. 
Publicada às 8h08
A Polícia Federal no Piauí deflagrou nesta quinta-feira (1º) a Operação Iceberg, com a participação de 62 (sessenta e dois) policiais federais, objetivando o cumprimento de mandados de busca e apreensão na prefeitura municipal de Pavussu/PI,  bem como em empresas, escritórios de contabilidade e residências de gestor e servidores públicos.  


As medidas foram cumpridas nos Municípios de Teresina, Floriano, Piracuruca e Pavussu, deste Estado.

Logo mais às 10h, no auditório desta Regional, será concedida uma entrevista coletiva à imprensa, ocasião em que serão fornecidos mais detalhes sobre a operação policial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!