terça-feira, 29 de maio de 2012

Cidades Piauienses no ranking-THE, Palmeira do Piaui, Currais, Elizeu Martins...

Cidades Piauienses segundo pesquisa do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas)  no Ranking das cidades com o menor percentual de boeiros e bocas de lobo na capital Apenas 7% das ruas possuem boeros , a pesquisa ainda aponta oito cidades do Piaui entre vinte e seis com o percentual abaixo de 50% de coberta de iluminação pública.
dp
clique para ver a foto em tamanho real
A falta de bueiros e bocas de lobo em Teresina facilita os alagamentos, muitos comuns em ruas e avenidas


Em relação à iluminação pública, o Piauí tem oito cidades entre as 26 que possuem menos de 50% de cobertura

Somente 7% das ruas de Teresina possuem bueiros e bocas de lobo e a falta dessas estruturas fica evidente após uma chuva, quando a água se acumula e deixa as ruas da capital alagadas e intrafegáveis. Essa realidade foi apontada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e faz parte das "Características urbanísticas do entorno dos domicílios", uma pesquisa inédita realizada dentro do Censo 2010, cujos dados foram divulgados na manhã de ontem. 
A pesquisa aponta ainda que a situação é pior em outros municípios do Piauí, onde não há sequer um bueiro. "A 'sorte' é que chove pouco na maioria desses municípios. Para Teresina, os dados explicam porque a cidade fica alagada facilmente. O baixo número de bueiros e de bocas de lobo é inadmissível para uma cidade cercada por dois rios", analisa o supervisor de informações do IBGE no Piauí, Pedro Soares. A pesquisa leva em consideração outros pontos, como identificação do logra-douro, iluminação pública, tipo de pavimentação, presença de arborização, de esgoto a céu aberto e ainda de rampa para cadeirante e lixo acumulado.
Em relação à iluminação pública, o Piauí tem oito cidades entre as 26 que possuem menos de 50% de cobertura. A presença de esgoto a céu aberto é outro dado preocupante que coloca o Piauí em destaque. As seis cidades que ocupam as primeiras posições do ranking nesse item são piauienses, são elas: Acauã, Currais, Elizeu Martins, Palmeira do Piauí, São João da Canabrava e Tamboril. Só 16 municípios piauienses não possuem esgoto a céu aberto.
O acúmulo de lixo nas ruas também foi analisado pelos recenseadores do IBGE e mais uma vez o Piauí não aparece numa posição favorável. Entre as 10 cidades do país onde o problema é mais grave, o município piauiense de Riacho Frio aparece na lista. Nesse município, 51,9% das ruas possuem lixo acumulado. Em seguida vem o município de Boa Hora, com 46,7%. Em relação à pavimentação, Teresina é destaque entre os demais municípios do Estado, com 86,6% das ruas pavimentadas. Mesmo assim, 1.994 municípios brasileiros estão à frente da capital.
"As informações são voltadas para aqueles que trabalham com o planejamento das cidades. Muito se fala, por exemplo, em investimentos na coleta de lixo, quando na verdade a população reclama da coleta e o lixo está presente nas ruas. Há um desencontro de informações e agora o IBGE foi além e não se restringiu à informação do morador. Essas características foram vistas pelas ruas das cidades", completou. Pedro Soares afirma ainda que os dados serão utilizados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e mais uma vez deve colocar as cidades piauienses nas últimas colocações em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano - IDH. 

Editada por: Portal Nova Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!