segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Governos do PI e TO se reunirão em Brasília para discutir divisas

Os procuradores do Estado do Piauí, Kildare Ronne e André, e técnicos tocatinenses se reunirão em Brasília nesta quartafeira (28) para discutir e encontrar uma solução para o impasse das divisas entre as duas unidades federativas, já que está havendo conflito entre produtores de algodão e soja.
O governador Wilson Martins vai se reunir na manhã dessa segunda-feira com Kildere e os deputados Antônio Sousa, Assis Félix, Gustavo Neiva, com o diretor do IBGE no Piauí, Raimundo Nonato da Silva, e com o presidente da Federação da Agricultura, Carlos Augusto Cunha.
Kildere disse que Wilson vai conversar antes com os produtores para que tome uma posição em torno do conflito da divisa entre o Piauí e o Tocatins. Ele espera que o conflito seja resolvido antes da decisão que será tomada pelo ministro do STF Luiz Fux.
Kildere declarou que o conflito está perto de terminar de maneira diplomática. Lux Fux orientou em Brasília que os dois governadores se reunissem para encontrar uma solução para o impasse, sem a necessidade de uma decisão “de cima para baixo”, que demorará mais tempo.
A reunião será feita no escritório de representação dos estados.
Kildere disse que a dificuldade é por que nunca houve um estabelecimento de uma linha divisória, porque o mapa do Piauí foi feito em laboratório e nunca foi medido o divisor de águas na região dos Cerrados onde há uma planície e, por causa disso, é difícil estabelecer os limites. “Existe uma convenção que a fronteira é um divisor de águas, foi com base nisso que o governo piauiense entrou com uma ação em 2002, que ainda está tramitando no Supremo”, falou.
Fonte:http://www.meionorte.com/efremribeiro/governos-do-pi-e-to-se-reunirao-em-brasilia-para-discutir-divisas-231718.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!