sexta-feira, 8 de março de 2013

Câmara dos Deputados do Piaui tem 13 Deputados a mais do que é permitido por lei no voto

Formada constitucionalmente por 30 deputadas e deputados eleitos pelo voto direto do povo, a Assembléia Legislativa do Piauí empossou ontem o décimo terceiro suplente, elevando para 43 o número de parlamentares com presença  na casa desde janeiro de 2011. São 13 a mais do que é permitido por lei no voto.
Tomou posse o 4º suplente do PSDB, Deusamar Brito, o Tererê, representante da região norte, mais precisamente de Parnaíba, no litoral. Desde a eleição em 2010 e posse dos eleitos em 2011, a Assembléia empossou os suplentes Cícero Magalhães, João de Deus e Flora Izabel(PT), Mauro Tapety e João Madison(PMDB), Nize Rego, Tadeu Maia Filho, Odival Andrade e Chico Ramos(PSB). Pastor Gessivaldo Izaias(PRB), Amparo Paes Landim(PSD). Antônio Uchoa(PDT), Rocalli Paulo e Tererê (PSDB). Desses, ao menos quatro se tornaram efetivos, porque houve a renúncia dos titulares. Firmino Filho(PSDB), Kleber Eulálio(PMDB) e Paulo Martins(PT) foram eleitos prefeitos e Lilian Martins(PSB) foi para o Tribunal de Contas. Isso ensejou a efetivação dos suplentes, abrindo espaço para outros que estavam na fila. Tornaram-se efetivos: Cícero Magalhães, João Madison, Mauro Tapety e Amparo Paes Landim.

O décimo quarto
Vem aí o décimo quarto na Assembléia. Não se trata de salário. É o 14º suplente que vai assumir na próxima semana. O PTB fechou um consenso em torno do nome do deputado Nerinho para a pasta do Turismo. Com isso, abre vaga para o 14º suplente, Joílson Rodrigues, irmão do ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues. Joílson será o 44º deputado na casa. A posse de Nerinho será na segunda-feira.

Baixo índice de homicídios com arma de fogo
Saiu o relatório sobre o mapa da violência no Brasil, por arma de fogo. O Piauí está entre os 10 Estados com a menor taxa de homicídios a bala. A pesquisa está no relatório "Mapa da Violência 2013" do Ministério de Saúde, divulgado nesta quarta feira em Brasília. O Brasil lidera o ranking dos países mais violentos do mundo com mortes por arma de fogo. Os dados foram pesquisados em 2010 e as maiores vítimas são jovens e negros. Forma registradas 19 mortes para cada 100 mil habitantes, quando o tolerável, segundo a ONU, é de apenas um homicídio para cada 1000 mil pessoas. São Paulo, Santa Catarina, Piauí e Roraima estão entre os Estados menos violentos, pois, a média chega a menos de 10 mortes para cada 100mil hab. Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Alagoas estão entre os mais violentos. Quatro cidades chegam a 100 homicídios por arma de fogo a cada 100 mil habitantes: Lauro de Freitas e Simões filho, na Bahia, e Campina Grande do Sul e Guaíra, no Paraná. Esses municípios registraram 100 assassinatos a bala para cada 100 mil habitantes. 

Chama o dr. Lucídio
 Numa reunião com seu secretariado o governador Wilson Martins reclama dos faltosos ou atrasados. O secretário Avelino Neiva sugere chibata para quem faltar ou atrasar. Foi aí que do fundo da sala, alguém gritou:
- Chama o Dr. Lucídio.

Piauiense entra para a história da medicina
Um piauiense vai entrar para história da medicina brasileira. Lucas Cortez Amorim tem 21 anos de idade, é natural de São João do Piauí e estuda Engenharia na UESPI. Ele teve o diagnóstico de uma doença rara no intestino. O mal só se resolve com um transplante. Assim, ele será o 1º brasileiro a passar por um transplante de intestino.

A cirurgia
Lucas está internado desde setembro no Hospital das Clínicas, em São Paulo, aguardando sua vez para a operação. Como o caso é delicado e requer o máximo de cuidados, a direção do hospital mandou fazer uma UTI especialmente para ele.

Três casos no mundo
Na literatura médica, apenas três casos de transplantes de intestinos estão registrados no mundo. No Brasil, esse será o primeiro.

Professor americano
Um médico, professor-doutor de uma Universidade Americana, virá ao Brasil para comandar a cirurgia de Lucas.

Apoio financeiro
A mãe de Lucas, dona Joelma Cortez Amorim, que é Assistente Social, trabalha na Secretaria de Assistência Social (SASC), em Teresina. Através das amigas Cinara e Dilma, que também são Assistentes Sociais, estão fazendo uma campanha para arrecadar fundos a fim de bancar a operação. Contatos: 9538.7590 e 9417.9570).

NOTAS & NÓTULAS
*O advogado Jorge Lopes, do município de Angical, é o 2º suplente do PTB e se diz pronto para assumir uma vaga na Assembléia. Seria o 15º deputado.

*Casa de ferreiro, espeto de pau. O ex-prefeito Sílvio Mendes já recebeu convite de quase todos os partidos para ser candidato a governador. Menos do seu, o PSDB.

* Silvio Mendes informou que não comunicou ao partido que vai sair. Mas, admite essa possibilidade.

*O deputado Roncalli Paulo(PSDB) já decidiu: se Sílvio Mendes sair, ele vai junto, seja para onde for.

*Foi o deputado Fernando Monteiro quem aproximou o senador João Vicente do governador Wilson Martins. Por isso, ele acha que deveria ser ele o secretario de Turismo.
Fonte:http://www.diariodopovo-pi.com.br/VerNoticia.aspx?id=13762

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!