sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aneel vai reduzir valor da conta de energia em até 2,4% em 2012

A decisão passa a valer em 2012, mas para a Eletrobras Piauí, a decisão pode não trazer benefícios para o Estado.

Após a terceira revisão de tarifas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a conta de luz dos consumidores poderá ter uma redução média de 2,4% a partir de 2012. Entretanto, a Eletrobrás-PI informou que no Estado ainda não há como definir o valor exato da redução.


O cálculo é da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica) com base nos novos critérios para a revisão definidos pela Aneel. Segundo o assistente da presidência da Eletrobrás, José Salan, a decisão "não é algo que vai incidir sobre o que já está em vigor no Estado".

Salan disse ainda que as normas impostas pela Aneel ainda não foram repassadas à empresa. "Não temos como avaliar o quanto será reduzido porque ainda não nos foi passado o normativo com a decisão. Temos que conhecer melhor a sistemática dessa correção, mas creio que na hora de calcular eles devem levar em conta outros fatores".

Com o reajuste, uma conta de luz no valor de R$ 100 pode passar a ter R$ 97,60, por exemplo. Para o presidente da Abradee, Nelson Leite, a medida não fará uma grande diferença para os consumidores, mas sim para as empresas. "No fim das contas, a diferença será pequena para os consumidores, apesar do aperto que as distribuidoras terão. Isso vai drenar investimentos".

Após a reunião que comunicou a decisão, as distribuidoras saíram insatisfeitas, alegando que a decisão da Aneel aumenta o risco de piora do serviço, o que seria "consequência" natural do corte do investimento. 

A Aneel tentou evitar essa possibilidade, vinculando eficiência no serviço com repasse integral dos reajustes. Quem for menos eficiente será punido com a autorização para um repasse menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!