quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Não foi só a Azul que pousou em Timon 'por engano'; Tam também

Pilotos dos aviões confundem?

Não foi só a Azul que pousou em Timon 'por engano'; Tam também

Em um dos casos, ocorreu com um Fokker 100 que transportava um total de 37 passageiros
Pilotos confundem pistas por serem parecidas 
 
Pilotos confundem pistas por serem parecidas

O ‘engano’ da cabine de controle do vôo 9136 da AZUL Linhas Aéreas que deveria ter pousado no Aeroporto de Teresina e pousou no minúsculo aeroporto de Timon-MA não foi particular desta companhia aérea. Já ocorreu a mesma coisa com a TAM, por pelo menos três vezes, com três aviões, entre os anos de 2000 e 2001.
Em um dos casos, ocorreu com um Fokker 100 que transportava um total de 37 passageiros, todos vindos do Rio de Janeiro-RJ. Em julho de 2001, a TAM deu a explicação dizendo que no aeroporto da capital piauiense havia muitos urubus. O local do aeroporto de Timon, que é particular, de propriedade do empresário Paulo Guimarães, é em uma região isolada, na zona urbana, com pouca presença de casas. Já o de Teresina, Petrônio Portela, é rodeado de casas, ruas e avenidas.

VIROU DESTAQUE NACIONAL
O caso do avião da AZUL que pousou por 'engano' na cidade de Timon virou destaque em todo o noticiário nacional. Saiu em quase todos os grandes sites de notícias, como Uol e G1, grandes jornais, como Folha de São Paulo e O Globo, e principais programas de TV, como Jornal da Globo e Jornal das Dez (Globonews). Um voo da Azul Linhas Aéreas que partiu de Fortaleza, no Ceará, com destino ao Piauí no domingo. Acabou pousando por "engano" em um aeroporto privado de Timon, no Maranhão. O motivo do equívoco não foi esclarecido.
AEROPORTOS 'PARECIDOS'?
Segundo informações da companhia aérea, o voo 9136, que saiu de Fortaleza com destino a Teresina, se aproximava do aeroporto Senador Petrônio Portella, na capital do Piauí, quando foi desviado para um aeroporto privado de Timon, no Maranhão, o Domingos Rego. “Uma vez constatado o equívoco, a tripulação prosseguiu viagem, decolando de Timon e pousando minutos depois no Aeroporto Senador Petrônio Portella, as 13h05 (horário local)”, informou a empresa em nota. Segundo a companhia, a distância entre os dois aeroportos é de seis quilômetros, e o pouso equivocado ocorreu em razão de uma “falha operacional”. “O atraso na chegada foi de apenas 20 minutos em relação ao horário previsto”, diz ainda a companhia.
VEJA A DISTÂNCIA DOS AEROPORTOS

Aeroportos, apesar de um ser mais estruturado que o outro, têm as pistas colocadas nas mesmas posições 


http://www.180graus.com/geral/nao-foi-so-a-azul-que-pousou-em-timon-por-engano-tam-tambem-469853.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!