sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Lilian quer interiorizar saúde e agradece apoio ao governador

Meta é facilitar o acesso e evitar que pessoas se desloquem para a capital.


A secretária Estadual de Saúde, Lilian Martins, revelou que 60% das verbas vindas do Governo Federal para o setor no Piauí ficam em Teresina. Na oportunidade, durante entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira (23), ela falou sobre a saúde do governador Wilson Martins.
“Os 60% ficam na capital; cerca de 20% vão para os 17 maiores municípios do Estado. O restante é destinado para cobrir todo o sistema público estadual. É muito pouco e as necessidades são grandes”, disse a gestora.

Por isso que, segundo Lilian Martins, as metas da Secretaria incluem a interiorização da rede de assistência de baixa e média complexidade no Piauí. O objetivo é facilitar acesso da população à saúde sem a necessidade de deslocar pacientes para a capital.


“Porque Teresina recebe mais recursos, os procedimentos são concentrados aqui. Mas estamos descentralizando. Estamos abrindo UTIs pelo interior do Estado e garantindo maior variabilidade de serviços na rede estadual”, explica a secretária. 

Saúde de Wilson Martins
Quando questionada sobre o assunto, Lilian Martins esqueceu os cargos políticos e falou como esposa. Ela agradeceu a preocupação do Estado com a saúde do governador e revelou que a recuperação do gestor te surpreendido a equipe médica. 


“Agradeço a preocupação, a torcida e o carinho da população. Ele antecipou uma cirurgia que teria que fazer apenas daqui a dois anos. Hoje ele está bem. O cisto que ele retirou não tem nenhuma relação com o tumor anterior”, comemorou.

Campanha da Fraternidade
Em 2012, o tema da iniciativa se volta para o debate sobre a saúde pública no país. Para a secretária estadual de Saúde, “esse foi um grande presente para a saúde do país”. “Vamos trazer para a mesa, colocar na berlinda e discutir a saúde pública do Brasil”, disse.


De acordo com a gestora, o sistema ainda tem muitos problemas, mas se devem comemorar os avanços conquistados.  Lilian Martins destacou os benefícios do sistema de transplantes promovidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e referência nacional.  

“Quando se discute saúde tem que colocar na mesa não só a estrutura. Existe um momento bem anterior, toda uma atenção básica. 28% dos pacientes atendidos pelo SUS consideram o sistema bom”, avalia Lilian Martins.


Lívio Galeno
liviogaleno@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!