sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Saúde do Piauí perdeu R$ 64 milhões por causa de corrupção no setor

O Ministério da Saúde perdeu somente no ano passado, devido à corrupção, cerca de R$ 69,4 milhões que deveriam ser destinados ao setor no Piauí. O advogado da CGU (Controladoria Geral da União), Sérgio Miranda disse em entrevista aomeionorte.com  hoje(23), que as irregularidades mais evidentes estão no Programa Saúde da Família. Segundo ele, profissionais estão pegando o CRM emprestado de outros médicos para atuarem em diversos municípios ao mesmo tempo. Existem municípios em que os médicos não chegam às famílias, mas na folha de pagamento constam plantões e diárias, além do vencimento mensal.
Para Miranda, as dificuldades existem por causa da distância de alguns municípios e pela falta de colaboração da sociedade, que deveria ser parte importante nesse processo. " A sociedade pode ajudar, sem denúncias não podemos fiscalizar, pois a população é a grande penalizada", disse. Ele ainda informou que as penalidades previstas incluem improbidade administrativa, perda de cargo e de direitos políticos. Os órgãos que devem ser procurados são o DENASUS, as Câmaras Municipais e a CGU(Controladoria Geral da União).
Na avaliação de Sérgio Miranda, as falhas são relativas ao despreparo do gestor. As falhas detectadas pelas auditorias da CGU foram a falta de prestação de contas, não cumprimento do objeto do convênio ou obra, irregularidade na aplicação dos recursos e, ainda, evidências de irregularidades nos procedimentos licitatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!