domingo, 27 de maio de 2012

Municípios atingidos pela seca solicitam liberação de recursos


130 municípios piauienses atingidos pela seca já solicitaram vistoria técnica ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Mais de 130 municípios piauienses atingidos pela seca já solicitaram vistoria técnica ao Ministério doDesenvolvimento Agrário (MDA). A vistoria é para constatação de perda de safra por falta de chuva, primeiro passo para que a liberação dos recursos do programa Garantia Safra, coordenado no Piauí pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).

Autorizada pelo MDA, a vistoria é feita por técnicos da própria prefeitura ou do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O laudo resultante da vistoria será confrontado pelo ministério com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O coordenador estadual do Garantia Safra, Matias Ribeiro, a expectativa é de que até a próxima semana os 159 municípios inscritos no programa terão solicitados a realização da vistoria, mas alerta que é importante que as prefeituras paguem todas as parcelas do seguro até o dia 12 de junho. "Sem o pagamento não há liberação do dinheiro para os agricultores", adianta.
Em 2012, o Piauí inscreveu 89.871 famílias de agricultores familiares no programa Garantia Safra. Cada uma delas, em caso de perda de, pelo menos, 50% em suas plantações de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, terá direito a R$ 680, a título de indenização pelos prejuízos.
Quando liberado, o dinheiro estará à disposição dos agricultores nas agências da Caixa EconômicaFederal e nas casas lotéricas.
Segundo Matias Ribeiro, só pode se alistar no Garantia Safra o agricultor com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo, sem incluir a aposentadoria rural, e que cultive uma área de 0,6 a 10 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!