terça-feira, 5 de junho de 2012

OAB-PI defende voto limpo e quer que eleitor fiscalize candidatos


Ordem dos Advogados lançou campanha para as eleições 2012, com Disque Denúncia e mais armas de fiscalização.

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí - lançou na tarde desta segunda-feira (4) sua campanha pelo voto limpo nas eleições municipais deste ano. A OAB-PI quer incentivar o eleitor a fiscalizar os candidatos. A ação ocorre em parceria com a Polícia Federal, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB -, Caritas, conselhos regionais de diversas categorias e representantes da sociedade civil organizada. 

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho também lançou o Disque Denúncia. Através do número (86) 2107 5841, eleitores poderão denunciar casos de corrupção no pleito. Moreno acrescenta que hoje existe um temor para delatar candidatos. Além disso, muitos não têm consciência e até gostam de vender o voto. "É preciso tolher esse tipo de ação", diz.

Haverá uma campanha nos meios de comunicação, com a distribuição de cartilhas e ainda palestras em escolas. O público alvo é o eleitor que vota pela primeira vez, entre 16 e 18 anos. E o objetivo é despertar a consciência de fiscalização "para que o eleitor se envolva na eleição, porque o resultado está na mão do eleitor. Se ele vota errado, tem repercussão para toda a sociedade", acrescenta Sigifroi Moreno Filho.


No entanto, a OAB-PI encontrou um entrave. Ao tentar marcar palestras na rede pública, a Ordem percebeu que a greve de mais de 80 dias dos professores comprometeu a carga horária extra-curricular, tornando inviável as visitas. 


Além disso, a OAB-PI tornou permanente sua comissão de direito eleitoral e irá catalogar todas as denúncias recebidas na Ordem.

As principais denúncias recebidas nas eleições passadas são de abuso do poder político e econômico, em especial compra de votos. 

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, coronel Edvaldo Marques, elogiou a iniciativa da OAB-PI. Disse que é preciso combater a corrupção e afirmou que o tema é bastante familiar, pois lidou com essa luta nos seus mais de 30 anos de Polícia Militar. Ele destacou que sua gestão no parlamento municipal tem como foco a transparência e legalidade e lembrou que o país vive um momento democrático de "faxina ética".
Fonte:http://www.cidadeverde.com/oab-pi-defende-voto-limpo-e-quer-que-eleitor-fiscalize-candidatos-104219

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!