sábado, 23 de fevereiro de 2013

Governador será julgado em dois processos na próxima semana

Governador Wilson Martins: mais dois processos sobre eleições de 2014 para serem julgados no TRE

O governador Wilson Martins (PSB) vai enfrentar na próxima semana dois processos de cassação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 Em ambos, é acusado de prática de conduta vedada durante a campanha eleitoral de 2010. As ações foram movidas pela coligação encabeçada pelo PSDB e a outra pelo Ministério Público, e atingem também o vice-governador Antonio José de Moraes Souza Filho, o "Zé Filho" (PMDB). O primeiro julgamento acontecerá na segunda-feira, dia 25. Neste caso, os magistrados irão apreciar se houve crime eleitoral praticado pelo coordenador de comunicação, Fenelon Rocha. 
De acordo com a acusação, o coordenador enviou material de campanha utilizando e-mail e estrutura da Coordenadoria de Comunicação Social, o que é proibido por lei. O advogado de defesa do governador, Willian Guimarães, afirmou que tal postura não configura nenhum crime, já que tudo aconteceu fora do ambiente de trabalho. "Ele enviou cinco e-mails e só dois deles eram de pauta eleitoreira", explicou Willian Guimarães. Para ele, o processo não vá trazer problemas para Wilson Martins.
Já na segunda ação, que vai ser julgada na terça-feira, dia 26, o Ministério Público também acusa o ex-prefeito de Itainópolis, Raimundo Nonato de Andrade Maia (PSB), de ter usado artifícios para beneficiar a campanha de Wilson Martins, em 2010. Segundo dados do processo, o então prefeito pintou as instalações da prefeitura nas cores do PSB, amarelo e vermelho. O processo relata ainda que a obra foi inaugurada em julho de 2010, com a presença do governador, o que é considerado um agravante.
No primeiro processo a ser apreciado pelos magistrados, o PSDB pede a cassação do registro de candidatura; já na ação movida pelo Ministério Público, o órgão pede apenas o pagamento de multa. Com o julgamento destes processos aumenta a lista de ações apreciada pelo TRE que envolve o nome do governador. Em 2012, Wilson Martins enfrentou 13, no qual foi absolvido em 11 deles e condenado a pagar multa em dois, mas a defesa entrou na Justiça com recursos contra as duas condenações, por não considerá-las justas. 


Fonte:
http://www.diariodopovo-pi.com.br/VerNoticia.aspx?id=13565

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!