quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Previsão meteorológica preocupa instituições e agricultores do Piauí

A falta de chuvas para a lavoura em 2012 acarretou prejuízos com perdas de mais de 90% de toda a produção do ano, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante, e a Defesa Civil Nacional. Este ano a preocupação é ainda maior para os agricultores de Amarante em virtude da previsão de intensa escassez de chuvas para os próximos meses.

Para o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), agência de Água Branca, a seca do ano corrente já está em maior proporção que a do ano anterior. “Mesmo que chova regularmente daqui pra frente, os lavradores ainda terão prejuízos em razão da seca que assolou o Piauí em 2012 e da falta de chuvas nos primeiros meses de 2013.”

A coordenadora do Centro de Meteorologia do Piauí, Sônia Feitosa, teme que as previsões se concretizem, pois segundo ela, não são nada boas. “As previsões de chuvas não são animadoras para fevereiro, março e abril; se essas previsões forem concretizadas, teremos uma média de chuvas bem abaixo do esperado.”

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante, já está preocupado com essas possibilidades e assegura que, em situação semelhante à de 2012, não haverá limite de esforços na tentativa de buscar soluções ao agricultor. “As previsões apontam para uma possível falta de chuvas. Não podemos mudar o curso dos acontecimentos naturais; é algo inevitável! Em situações do tipo, a exemplo de 2012, buscaremos estar lado a lado com os agricultores de Amarante”, disse Leomar Duarte, secretário geral do STR.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (FETAG), Evandro Luz, a perda de parte do rebanho, dos cajus, da mandioca, além das abelhas que foram embora, representa uma economia que levará, no mínimo, 15 anos para ser recuperada no seu total. A informação foi dada numa reportagem exibida pelo Globo Rural, no último dia 03, domingo.
http://www.meionorte.com/amarante/previsao-meteorologica-preocupa-instituicoes-e-agricultores-do-piaui-239637.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, dê a sua opinião sobre esta matéria.
PORTAL NOVA LAPA, é liberdade de expressão!